
Identidade é algo que todos temos, e não estamos aqui falando de seu documento de Identidade, mas sim, de características físicas, psicológicas e comportamentais, que tornam cada indivíduo um ser único, exclusivo e singular.
Embora existam pessoas muito parecidas fisicamente, no jeito ou nos trejeitos, no comportamento e nas atitudes, na forma de pensar ou se vestir, há sempre uma diferença… e será através desta diferença, que cada um será reconhecido e lembrado como um ser único.
Da mesma forma, as marcas das empresas também possuem identidade (quase humanas)… possuem valores, personalidade e identidade, que são definidas no projeto da marca, e que posteriormente, serão singularizados através do desenho da marca (logotipo e símbolo) e através das dezenas de pontos de contato.
O logotipo e o símbolo são as representações visuais da marca considerados como os principais elementos institucionais. Eles serão os responsáveis por “carregar” todas as características que deverão estar associadas à uma marca, e portanto, sempre que é visto ou lembrado, uma série de associações relacionadas a ela, nos vêm à mente.
Um designer, ao iniciar um projeto de uma marca, chamado por nós de Identidade Visual, deve seguir algumas etapas operacionais para criar um projeto consistente e coerente com os valores, personalidade e identidade definidos.
Se você é Designer Gráfico ou gosta de design, vai encontrar neste infográfico, os 10 PASSOS PARA CRIAR UM PROJETO DE IDENTIDADE VISUAL, e a partir de agora, você poderá implementa-los em sua rotina de criação, facilitando portanto o desenvolvimento de seus projetos.
Clique na imagem para abrir a imagem.

Autor/Designer: Margareth Domingues
Aproveite este conteúdo e conheça os outros artigos do site.